sexta-feira, 9 de abril de 2021

O MENINO LOIRO

 

Wladyslaw Moes (1900-1986). 




 Toda quarta-feira a noite, depois do expediente, Dr. Rafael Antunes Barbosa, 32 anos, sai para transar com outros caras.

Rafael é casado com a mesma mulher desde o final da faculdade. Mas isso já não o incomoda mais.

Hoje é quarta-feira.

É quase seis horas.

- Cris, por favor, me diz que acabou.

- Acabou, Rafa. Hoje não tem mais ninguém agendado.

-Ai, graças a Deus!

O Dr. Rafael Barbosa é psiquiatra psicanalista e tem um consultório pelas imediações da Avenida Beira-Mar Norte, no centro de Florianópolis. Ele costuma atender até as cinco e meia. Depois desse horário, como faz quatro dias por semana, o homem desce o edifício comercial aonde trabalha, pega o seu carro, busca as duas filhas pequenas na escola e se dirige diretamente para sua casa, na Agronômica.

Rafael faz isso mecânica e religiosamente.

Quatro dias por semana.

Mas hoje é quarta.

Oficialmente, quarta-feira é dia de vôlei com os amigos.

Nada de escolinha. Nada de pizza. Nada de série antes de dormir. Nada disso.

Hoje é quarta-feira.

Dia de pegação.

Pegação forte.

- Desculpa, senhor. Os banheiros do shopping agora tão todos interditados. Desculpa, tá? Faz favor...

Ás quartas, Rafael costuma frequentar os banheiros do Beira-Mar Shopping.

O lugar lhe parece excelente: público jovem, saudável, de nível e boa aparência. As vezes Rafael precisa pagar, mas quase sempre o que acontece nas cabines dos mictórios é só diversão mesmo.

- Não posso usar o banheiro?

- Não, nenhum.

Hoje, infelizmente, as coisas não estão indo conforme o planejado.

Parece que houve algum problema nos encanamentos do edifício. A auxiliar de serviços gerais não sabe informar o que há.

Não importa. O que importa é que Rafa não poderá usar nenhum dos banheiros do Shopping.

O médico fica puto com a faxineira e sai.

- Vaca. Vou ter que ir lá pro parque.

O Parque da Luz é uma área verde de lazer situada bem na zona central da cidade, nos altos da rua Felipe Schmidt, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. O espaço, durante o dia, é frequentado por crianças, velhos, ciclistas e desempregados. Já a noite é visitado por pessoas em busca de sexo fácil e drogas baratas.

Até aí, Rafa está bem informado.

O que ele desconhece é o passado do lugar.

A área onde hoje fica o Parque da Luz foi, até a construção da Ponte, o cemitério público de Florianópolis. Praticamente todos os que morriam no núcleo urbano central da cidade eram enterrados lá. Isso aconteceu de 1841 até a década de 1920. Quase setenta anos.

Setenta anos.

Centenas de covas.

Milhares de corpos.

- Olá.

Rafael não acredita na sorte que está tendo. O menino deve ter uns 17 ou 18 anos. No máximo.

- Oi. Curte o quê?

Rafa perguntou por etiqueta. Ele toparia qualquer coisa.

- O que você preferir.

O menino tem cara de anjo. Loiro, olhos azuis, cabelos longos e ondulados.

- Chupa.

A boca do rapaz é quente e macia como uma boceta. Ele parece ansioso. Sorve rápido o pau de Rafael. Muito rápido, como se não visse a hora de acabar.

- Isso... isso... putinho... chupa viado.

- Umpf... Umpf...

- Humm...

- Umpf... Umpf... Flap-flap, flap-flap, flap-flap... Umpf... Umpf...

O médico ejaculou abundantemente.

O garoto não tem problema em engolir esperma.

Rafael está satisfeito.

Já é noite.

É preciso voltar para casa.

Dr. Rafael fecha a braguilha e procura a carteira no bolso traseiro da sua calça jeans.


***


- Eu não quero dinheiro.

- Ai, desculpa... Pensei que você tava trabalhando.

- Eu não quero o teu dinheiro.

O menino tem olhos tristes.

- Tá bom.

- Não preciso de dinheiro.

- Tá, entendi.

- Mas eu quero outra coisa.

- Humm?

- Eu preciso que tu me ajudes.

- Ajuda? Claro, claro, podendo eu ajudo. Não é dinheiro mesmo que tu tás precisando? Olha, eu acho que eu tenho cinco reais ali no porta-luvas e...

- Eu já disse que não preciso de dinheiro.

- Certo. O que é, então?

- Eu preciso é que tu digas aos outros, os de fora do parque, que eu estou aqui. Que eu ainda estou aqui.

- Oi? Desculpa, eu não sei se entendi.

- Eu preciso que tu digas aos vivos que ainda existe um túmulo aqui.

- ...?

- E que esse túmulo é meu.

- ...? Túmulo? Seu túmulo?

- Eu quero que digas a eles que eu ainda estou aqui embaixo desta terra. Quero que digas a eles que eu não posso continuar aqui.

Rafael dá como certa a esquizofrenia do rapaz.

Ele não parece usuário de crack. Tem aspecto bom demais para isso. O garoto está doente. Um surto. Sim, um surto, não há dúvida. O garoto tem algum transtorno e está em surto. Talvez esquizofrenia.

Já é noite alta.

Rafael está sozinho.

No meio do nada.

Sem ninguém para pedir ajuda.

Surtos esquizofrênicos podem ser muito violentos.

- Claro. Claro que eu te ajudo. Ajudo sim. Olha só, senta um pouquinho aqui que eu vou ali no carro pegar o meu...

- VIADINHO!!!

- Ah!

- Seu viadinho de merda!

- …!?

- Viadinho!

- Calma...

- Invertido!

- Calma, por favor...

- Desgraçado! Uranista! Sifilitico nojento! Pederasta!

- Tudo bem, rapaz. Tá tudo bem, eu sou amigo. Não disse que ajudava? Tudo bem.

- Sodomita!... Maricas!... Efeminado...

- … calma...

- …

- …

O garoto está chorando. Rafael começa a sentir pena dele. Pena de verdade. O menino tem um rosto de porcelana. Branco e delicado.

- Desculpe, senhor.

- Tudo certo. Vai dar tudo certo. Calma. Respira...

- Desculpe.

- Esquece.

- Eu era herdeiro de uma das famílias mais importantes da Província.

- Como?

- Eu nasci num solar próximo à Igreja. Meu pai não era brasileiro. Era suíço. Minha mãe, italiana. Imigraram os dois da Europa apenas alguns anos antes do meu nascimento. Venho de uma família de bacharéis. Meu avô foi bacharel. Meu pai era bacharel. Eu estava destinado ao Direito.

- Tá bom, tá bom... Olha só, tu precisa de ajuda profissional, entendeu?

- Eu pertencia a uma das famílias mais respeitadas daqui. Papai vivia aos braços com todos os políticos. Mamãe era assídua nas soirées das esposas dos figurões. Todos os poetas faziam versinhos à minha irmã mais nova. Todos.

- Tá. Tudo bem, tudo bem... Olha só, tu tomas alguma medicação controlada?

- Eu estava prestes a partir para São Paulo...

- Thorazine, Haldol... alguma coisa assim? Sabes do que eu tô falando?

- Os planos de papai eram que eu terminasse os preparatórios até o fim do ano. Em março começariam as minhas aulas. Eu defenderia a minha tese na Faculdade de Direito. Eu conheceria os melhores rapazes da minha geração. Eu, um dia, chegaria à presidente de província. Eu chegaria à presidência. Talvez além... Senador! Eu seria Senador do Império. Talvez, Conselheiro.

- …

- Eu poderia ter sido coronel.

- …

- Lutado numa grande batalha. Ganho condecorações. Morrido cheio de glórias, como os heróis do Paraguay.

- Humm.

- Mas que triste foi o meu fim.

- Tá. É que eu realmente preciso ir...

- Tísica. Foi a maldita tísica o que me levou.

- É que...

- Foi linda a minha missa de sétimo dia! Era domingo. Quanta gente veio até aqui, meu deus! Todos vieram.

- ...

- No começo, todas as segundas mamãe me trazia flores. Depois foi minha irmã. Até a velhice ela ainda vinha me ver.

- Tu moras aonde? Eu posso chamar um uber e...

- Quantas vezes eu a vi aí. Bem aí. Sempre sozinha. Sempre de luto. Nunca se casou. Sempre dedicada à memória da família. Sempre, sempre. Pobrezinha... Nunca me esqueceu.

- Olha...

- Escute, havia quatro cavalos no meu funeral. Quatro cavalos árabes conduzindo o carro fúnebre no dia do meu enterro! Quatro! Eu tive um enterro de príncipe! Poderia ter tido uma vida de rei. Rei. Que orgulho eu teria dado ao papai...

- Tu precisas de ajuda...

- Olha, toma o meu cartão... Me liga amanhã.

- Então um dia a minha irmã deixou de vir. Ela sempre vinha. Eu soube de imediato o que havia acontecido. Ela já estava muito velha. Desesperei. Não haviam outros parentes. Minha irmã era a última da família. Era a última criatura do universo a lembrar-se de mim. Minha irmãzinha, coitada. Tenho saudades dela.

- Uhum. Certo. Deixa eu te dizer, então: eu sou médico. Sou psiquiatra e...

- Então, nesse dia, comecei a sentir-me como que esvanecendo. As palavras, as ideias, as imagens todas me fugiam do espírito. Os nomes soltavam-se dos seres. A realidade começou a esboroar. Minhas memórias foram sumindo...

- Uhum, uhum. Eu te entendo.

- Mas ainda havia a lápide.

- Lápide? Tá...

- A lápide com o meu nome.

- Olha, eu já te dei o meu cartão, guarda ele bem direitinho...

- Eu entendi tudo. Eu compreendi que a lápide era o que me mantinha aqui. A minha lápide. A inscrição em mármore do meu nome e sobrenome. A marcação dos meus ossos. Eu ainda existia porque algo mantinha a minha memória. Eu entendi tudo.

- Sei, sei. Então, guarda bem esse cartãozinho...

- Mas numa manhã alguns negros encardidos chegaram empunhando pás e picaretas.

- Você pode me ligar assim que for preciso, tá bom?

- Revolveram a terra. Violaram túmulos. Perturbaram os cadáveres...

- O meu nome é Rafael. Dr. Rafael...

- Levaram muitos daqui. Mas principalmente os mortos de maior estirpe. Muitos parentes meus partiram daqui juntos. Nunca mais os vi.

- Você pode falar com a minha secretária, a Cris...

- Mas haviam muitos como eu aqui. Muitos. Enterrados há muito tempo. Porém a maioria não era composta por gente de bom nível, compreende?

- Certo...

- Os operários não levaram os pobres-diabos. Deixaram-nos quase todos aqui. Muitos, muitos deles.

- ...

- Tiveram apenas suas lápides derrubadas. Nunca ninguém jamais veio reclamar os seus ossos.

- Que coisa. Então, eu tava falando da Cris. Ela é um amor...

- Não sei qual foi o erro cometido pelos administradores. Mas, a minha lápide foi esquecida também. E digo isso com toda a serenidade porque sei que o que houve foi um equívoco. Só pode ter sido um equívoco. Foi um erro da administração do cemitério. Um erro terrível. Horroroso.

- ...

- Eles me esqueceram, compreende? Meus ossos ainda estão aqui. Bem aqui. Compreendes, o que digo? Aqui. Meus ossos ainda estão aqui. Compreendes a gravidade disso?

- Claro que compreendo. Tu podes ligar a partir das nove da manhã. Fala com a Cris...

- Meus ossos ainda estão aqui, ouviste!? AQUI! Misturados ao pó da ralé! Aos crânios das prostitutas! Às vértebras dos bêbados! Aos fêmures dos estivadores! Ás tíbias das lavadeiras! Ás falanges dos escravos! Escravos! Aqui!

- Certo, certo... respira, por favor.

- Eu não podia desaparecer e deixar os meus restos junto ao entulho.

- Tu ligas amanhã, nós marcamos um horário e...

- Foi por isso que te dei o privilégio dos meus afagos, entendeste?

- …!?

- É por isso que eu sempre os ofereço aos passantes. Todos. Todos eles. Todos os que cruzam pelo meu túmulo. Homens, mulheres, velhos, velhas, meninos, meninas... até mesmo aos escravos.

- Oi?

- Aprendi o truque observando as rameiras. Sempre as mesmas, trazendo sempre os mesmos tipos para cá. Eles sempre voltavam para elas. Sempre lembravam delas.

- ...?

- Mas elas... Elas faziam... fazem, por tostões.

- Amigo, por favor, me escuta só um pouco.

- Tostões!

- Calma, por favor...

- Eu não faço por tostões...

- Calma...

- Não, não, não...

- Calma...

- Não por tostões. Eu não preciso de tostões. Eu tenho posses. Minha família tem um solar perto da Igreja.

- Moço, é melhor tu me dizer o teu nome também. Talvez eu possa...

- Um solar lindo.

- Escuta, eu preciso saber o teu nome.

- Um jardim enorme.

- Olha pra mim, eu quero o teu nome, por favor.

- Pardais...

- Garoto, olha pra mim. O teu nome. Qual é o teu nome?

- Gaturamos...

- Ei! Me diz o teu nome!

- Sabiás...

- Qual o teu nome!?

- Meu nome...?

- Isso. Teu nome.

- Meu nome...?

- Sim, qual o teu nome?

- Eu...

- …

- …

- Eu não...

- ...

- Eu não me lembro mais.

***


Quando Rafael chegou em casa era quase dez da noite. Não beijou a mulher como de costume. Foi direto para a ducha.

- E aí, môr. Como é que foi o vôlei hoje?

- Foi bom.

- Foi?

- Foi. Foi diferente.

Não jantou. Não foi ver as meninas no quarto e nem perguntou como havia sido o dia na escolinha.

Deitou.

Ao dar o beijo de boa noite na mulher, Rafael notou que Vera havia vestido a sua melhor calcinha.

Imediatamente ele fechou os olhos e buscou imagens.

Cenas diversas. Fragmentos. Imagens desconexas. Algumas completamente fantasiosas. Havia partes de corpos humanos, fotogramas de gestos, lembranças de sons. Um olhar, um par de nádegas, uma barriga, um palavrão sussurrado ao pé do ouvido. Geralmente essas buscas demoravam alguns minutos e eram pouco nítidas, mas hoje não. Hoje havia algo fresco e vivo na sua cabeça.

Rafael pensou no menino do parque.

Lembrou dos seus cabelos longos, ondulados e revoltos de poeta romântico.

- Humm...

Do rosto delicado.

- Humm... Humm...

A boca.

- Humm... Humm... Isso...

Os lábios vermelhos. Protuberantes.

- Delícia.

Uns lábios macios e quentes.

- Isso, vai...

Como uma boceta.

- Fode!

É quase meia-noite.

Abraçado à sua esposa, a arquiteta Vera Lúcia Antunes Barbosa, o Dr. Rafael Barbosa dorme pensando no menino loiro do Parque da Luz.

Amanhã é quinta-feira.

Faltam seis dias para quarta.


Luiz Souza

CAMPECHE, 25 mar. 2021.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ELOGIO AO POETA

  Neste último sábado, o músico e escritor carioca Rogério Skylab fez dois shows, em sequência, numa mesma noite, no Célula Showcase, aqui e...